Coluna da Tanzfest: Suíça na Tanzfest

Quem vai dar um passeio pelos Alpes nota que alguns destinos são especialmente encantadores, sendo que muitos deles estão na Suíça. Os brasileiros vêem esse país como pequeno, mas os suíços mostram ser um grande polo cultural, além de ter suas belezas naturais. E uma vantagem para quem passeia por lá é a multiplicidade linguística: eles tem quatro idiomas oficiais, o alemão, o francês, o italiano e o reto-românico.

Devido a essa forte ligação identitária com o sul da Alemanha, assim como ser também um país com maioria de língua alemã, a Suíça não poderia faltar na Tanzfest Porto Alegre. Desde 2016 na festa foram integradas tradições suíças, como os jogos típicos do Martinstag. Dentre as brincadeiras está a tradicional Gans-Abhauet, a Decapitação do Ganso falso, que teve como seu primeiro vencedor Gernot Haeberlin (2016), Cônsul Honorário da Suíça em Porto Alegre, e segundo Leandro Magno Allgayer (2017), do Glockenthal Volkstanzgruppe. Costumes da Europa que são importados e revividos no Brasil.

Para 2018 seguem os diálogos Brasil-Suíça na Tanzfest Porto Alegre, ampliando a parceria com a Sociedade Filantrópica Suíça e trazendo novas propostas vindas dos cantões de muitas línguas.

Foto: Gernot Haeberlin no tradicional Gans-Abhauet, a Decapitação do Ganso, na Tanzfest 2016.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>